sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Warhammer Fantasy Battles - Torneio Março de 2003 (parte 2)

TORNEIO DE WARHAMMER FANTASY BATTLES

OU DA ENTRADA NO MUNDO DA FANTASIA DA ALMADA 21

Devo dizer que, apesar de DBM continuar a ser o meu jogo de eleição, sempre tinha ficado curioso por saber o que entusiasmava tantas pessoas a jogar Warhammer. Claro que é um jogo muito mais fácil de jogar do que DBM, e.g., um miúdo de oito anos pode começar a jogar Warhammer com essa idade, algo consideravelmente mais difícil com DBM, além de que o universo de fantasia é muito mais apelativo para as pessoas mais jovens. Qual o jovem que não gosta de personificar um poderoso mágico ou um grande guerreiro? Independentemente destes considerandos, o que é importante de realçar é que é graças a este sistema que muitas pessoas se iniciam nos jogos de simulação e Warhammer pode ser a «porta» para outros sistemas de jogo que, alguns anos mais tarde, sejam igualmente apelativos a esses jovens, então já pessoas adultas, como jogos Napoleónicos, e.g.. É de notar que este sistema também é jogado por muitas pessoas adultas, como é lógico.


João Caroço, António Mateus, e João Especial

Foi pois esta curiosidade e o facto de haver alguns elementos da nossa associação, como o João Especial e o Paulo Canongia, que já praticavam este jogo e que já me tinham incentivado a fazer um exército, que me levaram a entrar nesta aventura. A recente saída do Livro de Warhammer com as Forças do Caos, bem como o aparecimento de uma gama inteiramente nova de modelos associada a esta raça, além de que Caóticos é precisamente o contrário da minha natureza «certinha» como pessoa, levaram-me a escolher este exército. Com a ajuda do meu amigo Canongia as hordas caóticas começaram, lentamente, a ganhar forma e após dois jogos rápidos de preparação para me iniciar no universo de Warhammer aqui estava eu no Homem Azul, juntamente com o João Especial e o António Mateus, os outros representantes da Almada 21 neste evento.
E que divertido ele foi! Para começar nunca tinha visto um Torneio com uma diferença tão grande de idades entre os participantes! Havia de tudo, desde quarentões até miúdos de dez e catorze anos! O ambiente nos próprios jogos foi também óptimo e eu, e,g,, nunca tive nenhum problema com qualquer um dos meus três oponentes pelo contrário, só tenho a agradecer a paciência revelada por eles, muito especialmente pelo meu primeiro oponente, um «decano» nestas lides, que já joga Warhammer há quinze anos. Tendo em conta que eu tinha começado a jogar Warhammer na semana anterior a este evento(!) no Homem Azul facilmente se concluirá que o meu oponente me esteve mais a explicar como eu devia jogar pois eu, como oponente, não podia dar grande luta a uma pessoa com tanta experiência neste tipo de jogo...

O repórter, «in situ», João Paulo Caroço
Fotos de Hilário Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário