sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Artigos - Como eu jogo com... Russos Medievais

Como eu jogo com... Russos Medievais
(lista 78, livro 3)

Ou como eu jogo com: Rus Tardios.
Escusam de ir á procura deste nome nos livros de listas. Refiro-me ao exercito do Livro III que erradamente tem como nome Early Rússia. Acerca disto não direi mas nada por agora e vamos ao exercito!
Esta lista tem uma grande vantagem: O adversário nunca sabe com o que vai apanhar em cima! Ora posso fazer um exercito de cavalaria com 40 elementos de Cv(O), ora um exército de infantaria pesada com 24 bases de Sp(O) e (I) apoiados por psiloi, ou ainda um exército de LH(F) com 28 bases, para já não falar que 18 Ax e 12 Ps são uma boa base para um exército de infantaria ligeira. Claro que é sempre possível fazer uma composição destes 4 para aumentar ainda mais a confusão!
A outra vantagem é o tamanho do exercito. Com os elementos mais caros a custar 7 pontos e com uma media de 4 pontos por elemento, facilmente se tem em cima da mesa 80 a 90 elementos, com todas as vantagens que isto acarreta. Isto possibilita usar 4 comandos sem problemas de fragilidade.
Outro ponto forte é que, tirando 4 bases de Kn(F) opcionais, não existem tropas impetuosas que nos obriguem ao combate ou a gastar PIPs onde não são necessários.
Posto isto vamos às tácticas!
Com agressividade 0 e um Wd como peça de terreno obrigatória é fácil colocar pelo menos um bosque encostado a um dos lados da mesa. Aqui podemos emboscar, não só os óbvios Ax e Ps, como também Kn(F) para dar uns bons ataques de coração ao adversário. Com efeito umas das grandes vantagens deste exercito é que tem uma boa escolha de terreno, a qual por um lado limita as escolhas do atacante (não há WW, Rd ou H(s)), por outro permite colocar bosques e pântanos de modo a canalizar o ataque do inimigo e retirar-lhe a vantagem de jogar primeiro.
A táctica básica é jogar no contra ataque. Também ganhei o habito de colocar grupos importantes de Sp ou Cv obliquamente em relação ao eixo de avanço inimigo, para lhe expor flancos e obrigá-lo a gastar PIPs adicionais. É claro que isto só é possível se tivermos o flanco mais exposto protegido por um bosque.
Uma tropa que uso muito é a horda de LH(F). Com efeito tento sempre ter superioridade numérica em LH quando estou a fazer a lista para um jogo. Como não há nada mais rápido que eles, a sua função é tentar infiltrar-se (mesmo através de bosques!) e obrigar o inimigo a reagir e gastar PIPs.
Mais uma vez o objectivo é obrigar o adversário a cometer erros, os quais se forem pontuais são rapidamente explorado pelos LH, se forem importantes ou puderem acarretar a quebra dum comando podem implicar o empenhamento da cavalaria
A bela da infantaria, digna herdeira da infantaria dos Rus, serve basicamente de pára-choques contra Kn ou mesmo Wb ou de força de bloqueio entre dois bosques.
Para alem disso é um exercito colorido, com muitas bandeiras, no qual figuras de Bizantinos, Gaznavidas, Mamelucos e Vikings não ficam nada mal.

João Especial

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