terça-feira, 10 de maio de 2011

Artigos - O jogo em DBM - Da Manobra

Da Manobra

O objectivo é conseguir apanhar os elementos inimigos numa situação de ataque de flanco de modo a que um recuo da parte adversária cause a destruição do seu elemento, ou conseguir situações em que certos elementos, Kn, Wb, etc. eliminam com vitória simples o elemento inimigo, ou ainda conseguir um resultado que seja o dobro do advérsário.
A dúvida surge quando, se pergunta como fazê-lo? Simples, através de manobra! O dificil é ter PIPs suficientes para fazer todas manobras que pretendemos fazer, e é aqui que reside a chave do bem jogar DBM. Saber aproveitar os PIPs disponiveis jogada a jogada é o mais importante para o jogador. Aproveitar PIPs significa também, manobrar de modo a forçar o advérsário a gastar o máximo dos seus PIPs em acções defensivas, para evitar situação delicadas para ele. Mas se o adversário gastar os PIPs dele em acções defensivas, como por exemplo, a reagrupar elementos, isso significa que os PIP's que lhe restam para acções ofensivas, são limitados ou nulos, ou seja, não pode explorar as fraqueza existentes na nossa formação.
Uma situação que pode ser potencialmente gravosa, é a de colocar os generais em combate, ou pior, perdê-los em combate. Um general em combate gasta sempre mais um PIP para quanquer acção, ou seja, no máximo pode proceder a 3 acções, ou seja, metade do normal. O que pode, pura e simplesmente, paralizar o comando e deixá-lo à mercé do adversário.
E que melhor, se não desorganizar ao máximo o exército adversário? Sim! Este deve ser o grande objectivo de um jogador de DBM, elementos individuais poucas hipóteses têm contra um grupo. Mesmo Ps(I), podem destruir Kn(S), já o fiz mais de uma vez. Pouco credivel, então vejamos: um grupo de 3 Irr Ps(I), valor 3 AP, 1 Reg Kn(S), valor 15 AP; na jogada dos Ps(I)s com dois PIPs pode-se fazer o seguinte(se a distância o permitir): avançar para contacto frontal com 2 Ps(I), um base com base, outro em 'overlap', 1 PIP; mover o terceiro Ps(I) para o flanco do Kn(S), 1 PIP. Isto resulta em igual possibilidade de eliminar o elemento inimigo para ambos os jogadores, mais concretamente 41,7%.
Outro exemplo, desta vez com LH, se contactarmos 1 elemento de LH(O) inimigo com 3 elementos de LH nossos, a possibilidades de eliminarmos o elemento inimigo são de 72,3%, e isto sem contactos de flanco.
Então, perante estes cenários, quais as situações a aproveitar e a evitar? Todas as situações que dependem muita da probabilidade são de evitar, por exemplo: combates entre linhas de escaramuçadores(LH ou Ps); combates entre linhas de LH(S)(os outros não têm hipóteses) e Kn; troca de tiro entre archeiros. Nestas situações, e com um pouco de azar, podemos ver a nossa linha desaparecer em duas jogadas e provocar a desmoralização do comando.
Situações que se devem aproveitar, são por exemplo: Cv ou LH contra Sp ou Pk; cobrir atiradores com LH, Ps frente a Pk, Sp ou Bd; LH a combaterem em terreno abrupto ou dificil, seja qual for o resultado, nestas situações, o elemento nunca é destruido.

Filipe Soeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário