quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Entrevista com Miguel Morão (parte 1)

Ponto Prévio - Curriculum de MM enquanto pessoa ligada à temática de wargames e modelismo.Miguel Morão é uma pessoa dedicada ao modelismo em geral desde o início dos anos 70s, tendo-se convertido ao jogo de guerra muito cedo. Todas as coisas têm uma origem, e a minha fez-se no meu irmão. Este estudava num colégio interno em Lisboa, próximo do aeroporto, e começou a interessar-se pelos aviões que passavam por cima dele - estamos no tempo dos DC-6, Constellation, e afins: o apogeu do hélice. Em consequência começou a comprar kits, revistas, etc - no tempo em queMiguel Morão, presidente eclético, fotografa um T-28 não havia NADA - e o interesse passou para mim por osmose. O caso é que ele assinava a Airfix Magazine e estas eram todas depositadas lá em casa. Eu comecei por seguir o mesmo caminho, mas para não repetir o interesse dele pelos aviões virei-me para o modelismo militar, seguindo os artigos da revista  para as conversões e construções em scratch-build. E ainda fiz umas coisas interessantes.

E entretanto ia ficando intrigado com alguma publicidade que aparecia nas revista a jogos de simulação em mapas de hexágonos, algumas fotografias que surgiam sobretudo de figuras da Airfix em Napoleónicos...

Dá-se a minha mudança para Lisboa em 1973, onde tomo contacto com as pouquíssimas lojas que existiam, abrindo-se um mundo de contactos. Em sequência existe um curto período em que o João Diogo (de outras paragens) consegue uma salita numa colectividade do Largo do Calvário, onde venho a encontrar (sem nenhuma ordem em especial) o José Lagrange, o José Fialho, o Vítor Amorim..., personalidades formadoras de um modo de jogar em que não é importante o vencer, mas beneficiarmos da companhia uns dos outros e divertirmo-nos um bocado, e em que importante é também a aquisição de informação e conhecimento sobre os períodos e exércitos de que estamos a tratar.

A partir daí estávamos lançados: era o início de um percurso. Percurso que passou pelos meus Bizantinos em 1:300, os primeiros (descaradamente digo que foram escolhidos por serem o mais barato que se podia comprar, dada a carrada de pontos que cada catafracta custava), depois mais Bizantinos em 15mm, os primeiros também a não ser que o Jorge Neto me contradiga, e pela mesma razão (!), o encontro com mais personalidades como o Nuno Serra, o Pedro Nunes, o Pedro Valentim, o Especial, o Jorge Freitas, o Jorge Neto, etc, etc, etc, que diabo, não os posso mencionar todos!MM, ainda mais eclético, com o seu avianito cor-de-rosa!

Ainda em 1977 fiz-me sócio da Society of Ancients, uma organização internacional dedicada ao estudo da história e jogo de guerra nos períodos Antigo e Medieval. Mantenho-me como sócio desde então sem interrupção, o que faz de mim mais velho que o Matusalém e o Phil Barker juntos (o que não é pouco)!
       
Durante este tempo a actividade de jogo, depois de várias tentativas que sempre falhavam de encontrar sítio para jogar, realizava-se sobretudo em minha casa devido ao facto de eu na altura viver sozinho. Muita batalha lá se fez, de Antiguidade, de Napoleónicos, de 2ª Grande Guerra, Navais, jogos de tabuleiro, enfim, um pouco de tudo.
       
A vida foi correndo, e por necessidades de trabalho fui acumulando deslocações mais ou menos longas que me impediam de todo de jogar por falta de parceiros. Assim sendo acabei por arrumar as botas, por assim dizer, mas o bichinho continuava a roer. Acabei por me fazer sócio da AJSP por uns tempos, mas visto que estava deslocado não era capaz de justificar pagar uma quota elevada para não ser capaz de participar nas actividades. De modo que acabei por desistir, após uma passagem que pouco rasto deixou.
       
Regressando a Lisboa por um período maior, retomei os contactos, e após uma convulsão dentro da AJSP que levou à saída de um certo número de sócios, pessoas com que tinha relações de amizade, fundou-se a Almada 21 e se formou uma direcção, sendo eu convidado para presidente. O resto da história o futuro escreverá.
Miguel Morão Abril 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário