sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Artigos - O Mito do Panzergrenadier (parte 3)

A nova viatura

Já temos então uma ideia da proporção aproximada das distribuições dos meios de transporte de pessoal, blindado e não-blindado, ou mecanizado e motorizado, por outra terminologia. Convinha também referir que existe uma diferença muito importante entre estas duas formas de meio de transporte - a mobilidade. De facto, o transporte motorizado de que temos vindo a falar até aqui não passava de um simples camião ligeiro, de tracção a um eixo só, isto é, próprio para se deslocar em estrada (é melhor do que andar a pé!), mas totalmente incapaz de acompanhar um tanque em todo-terreno. Qualquer de nós que tenha experiência de viaturas de tracção às quatro rodas sabe que as coisas às vezes não são muito fáceis num jipe especializado, quanto mais numa camioneta com uma dezena de sujeitos em cima. 
Para o efeito de acompanhar a formação blindada em todo-terreno foram feitas experiências em vários países (Alemanha, EUA, França, Inglaterra), seguindo várias fórmulas. O resultado alemão - similar ao americano - foi uma conversão de um chassis de camião em que o rodado traseiro foi substituído por uma lagarta. O rodado dianteiro não tinha tracção, servindo apenas para comando de direcção. Este chassis levou uma carossaria em chapa blindada, de aparência bastante angulosa, que tinha um inconveniente: obrigou a que o volante ficasse num ângulo negativo, isto é, o topo do volante estava inclinado para o condutor ao contrário do que é costume, o que dava uma condução muito desconfortável.
Com esta viatura, o Sdkfz 251, estava satisfeita no exército alemão a necessidade de uma viatura todo-terreno blindada, capaz de transportar uma secção de infantaria. O Sdkfz 251 foi fabricado numa vintena de fábricas diferentes, e tinha uma grande capacidade de adaptação, sendo fabricado num total de 22 versões oficiais para diversas funções, fora as variações, sofrendo também melhoramentos e modificações para simplificar a produção. 

Miguel Morão

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