Esta nova forma de divisão, Panzergrenadierdivision - divisão de granadeiros blindados - continha (em teoria) um batalhão de tanques ou de canhões de assalto, do modelo corrente na altura, e de dois regimentos a três batalhões de infantaria, inteiramente motorizada. Os regimentos de infantaria foram reforçados com uma dúzia de peças anti-aéreas de 20mm auto-propulsionados, tipicamente em cima de tractores meia-lagarta Sdkfz 10, e com uma bateria de obuzes de 15cm auto-propulsionados, de diversas naturezas, mas vulgarmente tipo "Grille", ou seja, obuzes pesados de infantaria sIG33 em reparo auto-propulsionado em chassis de Pz II, Pz 38(t), por exemplo, podendo variar muito. A logística agradecia!
O batalhão de reconhecimento foi também amplamente reforçado, contando uma companhia em carros blindados, duas de infantaria em motociclo, e uma companhia de armas pesadas. Dos seis batalhões de atiradores da divisão, com sorte uma companhia podia ser montada em viaturas blindadas meia-lagarta, os "tais" Sdkfz 251 da mitologia, também conhecidos por SPW (Schützenpanzerwagen - carro blindado de atiradores).
Quanto à Pazerdivision, o modelo de 44 continha dois regimentos de Panzergrenadiere a dois batalhões de infantaria cada - mais apoios - dos quais um dos quatro batalhões seria montado em meia-lagarta, tendo em atenção as reservas feitas acima. Leram bem? Um batalhão mecanizado em quatro numa divisão blindada!
Esta questão toda das orgânicas é complexa e merece bem uma multiplicidade de artigos só para ela, dada a sua vastidão, e interesse directo para o jogo de guerra. Como a intenção deste artigo não é descrever orgânicas, não entrarei em mais pormenores por agora, fica para depois...
Miguel Morão
Sem comentários:
Enviar um comentário