Para nós a simulação histórica é uma actividade multidisciplinar e de grande interesse, requerendo e oferecendo conhecimentos vastos tirados da História, com ênfase nas interacções de carácter militar.
Afirmamos desde já que não temos de forma alguma qualquer intenção ou pendente militarista nem subscrevemos ou aceitamos qualquer ideologia agressiva. Reconhecemos no entanto o facto de o fenómeno do conflito - ou os seus precedentes ou sequelas - ser infelizmente uma característica constante da actividade humana, que queiramos ou não, nos envolve e merece, por isso, mais que seja estudado do que ignorado, quanto mais não seja por precaução...
Passada esta curta justificação com um piscar de olho ao que é politicamente correcto dizer-se, afirmamo-nos como um grupo de "jovens" de idade indefinida, que partilha um interesse comum - a história militar - salientando a seriedade e a boa disposição e convívio agradável.
O que nós fazemos pode-se traduzir como um jogo de xadrez - com soldadinhos de chumbo, num cenário mais bonito e da nossa lavra e com as figurinhas pintadas por nós!
De modo que aliamos assim vários prazeres: o estudo, porque precisamos de conhecer o nosso exército e a história e sociedade que lhe estavam subjacentes; a pintura, o que nos desenvolve as nossas capacidades manuais cada vez mais desprezadas nesta sociedade frenética e desumanizada; o convívio, porque precisamos de nos dar bem uns com os outros para nos defrontarmos em lados opostos da mesa de jogo; e o próprio prazer de passar umas horitas a fazer pacatamente algo de que gostamos.
A simulação histórica é normalmente subdividida em períodos por uma questão de conveniência. Separamos diversos períodos segundo um critério mais ou menos vago de tecnologias análogas dentro de cada período. Os períodos considerados abaixo não podem ser divididos muito rigidamente por terem grandes margens que se entrelaçam. Além disso a visão é um tanto eurocêntrica, pois não sei como se poderá falar de uma Renascença em África ou no Oriente, visto ter-se tratado de um fenómeno europeu. Mas aceitemos esta divisão defeituosa como uma ferramenta de conveniência.
Assim falamos normalmente de:
- Antiguidade
- Idade Média
- Renascença
- Era do Mosquete (incluí Napoleónicos)
- Século 20
- Navais
- Fantasia
Sem comentários:
Enviar um comentário