sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Idade Média

Idade Média é o convencionalmente considerada desde o final do Império Romano do Ocidente  até ao uso eficaz das armas de fogo (1500 d.C., ano do nascimento do imperador Carlos V, da descoberta do Brasil, da conquista de Milão por Ludovico Sforza).

Neste período as regras mais comuns são as DBM - batalhas com 200 a 300 figuras por exército - e as DBA - batalhas com duas a 4 dúzias de figuras por exército. Convencionalmente divide-se este período em 2 sub-períodos:

Alta Idade Média  - de 496 a 1072 - É o tempo da transição do império Romano do Ocidente para os regimes medievais, desde a fundação de Constantinopla até ao triunfo Turco Seljúcida.  
Assistimos à vitória das "invasões bárbaras", à explosão do Islão, à expansão Viking, criação dos reinos da Europa Oriental - Rússia, Polónia, Hungria, etc, à criação do Sacro Império, com Carlos Magno à frente.



Baixa Idade Média - de 1072 a 1500 - Desde a batalha de Manzikert, que confirma a derrocada do Império Romano do Oriente até aos tempos da descoberta do Brasil por Cabral, e do Japão por Cristóvao Colombo (bom, o pobre coitado estava convencido que tinha lá chegado, mas um engano qualquer pessoa tem!). É o tempo dos grandes castelos - Chatêau Gaillard, Coucy, le Krak de Chevaliers, Almourol...


A fotografia é tirada de uma festa anual em Arezzo, no norte de Itália.

Sem comentários:

Enviar um comentário