quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Antiguidade

Vamos chamar Antiguidade ao período que vem desde o tempo em que a História não era registada. Falamos assim desde o inicio da actividade militar organizada na Suméria (3000 aC?), Egipto, India e China até à queda do Império Romano do Ocidente.

Para este período as regras mais comuns são as DBM - batalhas com 200 a 300 figuras por exército - e as DBA - batalhas com duas a 4 dúzias de figuras por exército. Convencionalmente dividiremos este período em 2 sub-períodos:

Biblicos - 3000aC a 700aC  - Do carro de guerra ao hoplita. Vêm-nos à mente nomes de grandes reis como Ramsés II, Assurbanipal, Sargão, Salomão, Ciro, David, para não esquecer Nabu-kudurri-Ussur, Supilulliuma e  outros que tais.
A imagem é a primeira representação conhecida de tropa organizada, um fragmento do Estandarte de Ur, uma tampa de caixa marchetada a lápis-lazuli e marfim do período Sumério.

Antiguidade Clássica - 700aC a 496 dC - Este nome de sabor bem vitoriano abarca um vasto período que vai hoplita ao ultimo imperador romano do Ocidente. Engloba grandes nomes como tudo o que é a expansão Grega, o império Romano, tanta coisa... Há nomes como Péricles, Alexandre o Grande, Antíoco III, Cipião o Africano, Aníbal (sem ser o de Boliqueime!), Júlio César, Vercingetorix, os grandes imperadores como Trajano, Hadriano, Septímio Severo, Diocleciano, é escolher...
A imagem é um impressionante capacete do tipo Coríntio.

Sem comentários:

Enviar um comentário