A Associação de Modelismo de Almada organizou nos dias 8, 9, 10 e 11 de Maio de 2003, a sua 7ª Exposição Anual de Modelismo na Oficina da Cultura, em Almada.
A Almada 21 participou com seis cenários distintos no âmbito dos jogos históricos, divididos por três áreas:
1 – A Antiguidade Clássica com batalhas entre:
. entre Alexandre da Macedónia e os Citas;
. entre os Imperadores Romanos Maxêncio e Constantino.
2 - A Rota da Seda com ataques:
. do Império Chinês a uma cidade da Ásia Central de forma a controlar as portagens desta rota comercial;
. de tribos nómadas a zonas colonizadas pelo Império Chinês;
3 – A Guerra Peninsular com a representação de duas batalhas entre os invasores franceses e o exército luso-britânico.
A nossa participação foi o cumprir de um compromisso de 1996. Nessa altura a Associação de Modelismo de Almada (A.M.A.) convidou-nos a participar na sua 1ª Exposição Anual e apenas agora, por diversas razões, sete anos depois foi o convite finalmente aceite.
Organizámo-nos de forma a manter em permanência uma equipa de demonstradores, com conhecimentos de história e do jogo para que pudessem responder a toda e qualquer questão por parte do público, e um elemento de ligação entre as equipas para que não existissem atrasos ou tempos mortos entre as demonstrações.
Todas as equipas de demonstradores mostraram estar à altura das tarefas tendo sido capazes de responder a todas as solicitações do público, tanto no que diz respeito aos diversos aspectos dos jogos, tais como as regras ou as suas possíveis ligações à realidade histórica, como ao enquadramento histórico, no que diz respeito ao espaço e tempo de cada uma das demonstrações. As explicações foram dadas de forma simples mas inteligível, salvaguardando sempre a ligação ao jogo.
Hilário Paulo
Sem comentários:
Enviar um comentário