Nos exércitos de Cavaleiros (Kn) quem ganha ou perde o jogo são eles. Qualquer outra ideia conduz ao fracasso do exército e à frustração do jogador!
E com isto está tudo dito acerca de exércitos de Cavaleiros impetuosos!
A partir daqui vamos desenvolver esta ideia base:
Comandos – Devem ser 3 pelo menos, um deles maior, com perto de 50% dos elementos do exército. Colocações possíveis podem ser os 3 em linha , ou o maior atrás de um dos outros, em segunda vaga, para explorar a confusão causada pela primeira vaga.
Movimento – Não pode haver hesitações! Tem de ser tudo em frente a toda a velocidade, até os Kn estarem em contacto! Quanto mais rápido for o avanço até contacto, menos tempo tem o inimigo para desdobrar o seu dispositivo e envolver flancos.
Os Flancos – São o ponto fraco destes exércitos e é por aí que o inimigo tentará desmontar a ofensiva. A minha solução para eles é ter sempre um Ps ou se possível um LH nos extremos da linha de Kn, para não ser apanhado de surpresa. Depois destaco um Kn (Só 1! Mais e já estamos a fazer o jogo do adversário!) impetuoso para caçar a ameaça de flanco. Cada jogada que ele sobreviver é uma jogada que eu ganho para me aproximar da linha adversária.
Apoios – São aquelas tropas que podem acompanhar e proteger os Kn. Geralmente são Ps, Cv e (Luxo dos luxos!) LH. Estas tropas têm velocidade para acompanhar os Kn, e mobilidade para os proteger de eventuais ameaças. Ps e LH são especialmente úteis nos flancos, já que a sua eliminação por causa dum ataque de flanco não arrasta outras tropas.
Os outros – Geralmente são constituídos por tropas de segunda classe [Bw(I), Ax, Sp(I)] que só servem para ficar na linha de partida, ou a proteger a bagagem. Gastar PIP’s neles é geralmente um desperdício, pelo que tendem a ficar lá atrás, o que de resto era o que historicamente lhes acontecia.
O Jogador – São exércitos para jogadores que não têm frio nos olhos!
João Pedro Especial
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