domingo, 24 de julho de 2011

Artigos - Como eu jogo com... Egipcios

Como eu jogo com... Egípcios
(lista 20, livro 1)

Em primeiro lugar, cabe dizer que os egípcios não são um exército de carros, mas ao invés são um exército de infantaria, com carros em apoio e é esta diferença, fundamental na minha opinião, que o distingue de todos os outros exércitos do período Ulisses (3500 a.C. a 701 a.C.).
Com esta caracterização do exército torna-se evidente que a estratégia de jogo tem de ser dependente do infante, o que condiciona toda a disposição dos elementos no terreno. Esta disposição pode ser definida da seguinte forma: um centro de lanceiros, com archeiros protegendo-lhes os flancos, ladeados pelos carros. Esta é a disposição "tipo" aplicada em todos os jogos, mas como é óbvio para todos nós, esta regra é composta por múltiplas variantes ou excepções, desde o flanco recusado à marcha de fora da mesa.
Tendo em conta as limitações de espaço e também porque não quero fazer um tratado sobre a arte militar dos construtores de pirâmides, apenas farei alguns apontamentos sobre a utilização dos diversos tipos de tropas.
Cavalaria Ligeira (1 LH) - Tantos?! O que fazer com ele? Empatar o adversário. Empatar! Empatar!
Escaramuçadores (16 Ps/O e 14 Ps/I) - Ocupar o terreno difícil ou complicado. Fazer emboscadas e empatar o adversário. Aumentar o nosso moral, principalmente com os Ps/I em que com cada 2 pontos se aumenta em 1 elemento o número dos nosso comandos, melhor que isto apenas existem as Irr Ax/I.
Gasga (6 Wb/F) - Servem para nos obrigar a gastar PIP’s, também vão servindo para assustar as eventuais linhas de Lanceiros (Sp) e Espadeiros (Bd) adversários.
Auxilias (8 Ax/O e 8 Ax/I) - Todo o que anteriormente se disse sobre os Psiloi e ainda algum poder de combate, nomeadamente as Ax/O.
Infantaria Pesada (6 Bd/O) - São sólidos. Aguentam bem o centro contra a generalidade dos adversários, dão segurança, mas não ocupam muito espaço (apenas 24cm).
Infantaria Média (16 Bd/F) - São relativamente sólidos. Aguentam o centro contra a generalidade dos adversários (não contra Cavaleiros /Kn), dão segurança e ocupam muito espaço (64cm). Podem ser considerados como a bigorna deste exército.
Archeiros (16 Bw) - Os melhores archeiros deste período, se (O), vencem geralmente os archeiros dos outros exércitos, que são normalmente Bw/I. Não protegem bem os flancos dos Bd(F), nem os dos carros.
Carros (20 Cv/S) - São bons, tal como é boa toda a Cavalaria Superior. Servem para proteger os nosso flancos e para flanquear o adversário. Podemos tentar que sejam o martelo deste exército.
Com tudo isto perguntará...
Porque é que escolheu este exército?
Porque gosto!

Hilário Paulo

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