Esquemas de camuflagem de uma cor
1 - Após ter limpo todas as juntas de moldação e colado todas as peças com cola de cianoacrilato, cole o modelo na cabeça de um prego de 7-8cm com uma cola suave para evitar de ter que tocar lhe tocar com as mãos. O prego pode ser mantido em pé num bloco de esferovite. Aplique uma FINA camada de primário branco mate a spray. Isto ajuda a impedir as camadas posteriores de sairem com a fricção e adiciona um destaque natural ao trabalho total da pintura. Eu uso latas de tinta em spray baratas que podem ser encontradas na maioria de lojas de ferragens. O modelo é cozido* então a 150ºC por 20 minutos sobre uma placa de madeira ou um pedaço de contraplacado (pergunte à esposa amada onde fica o fogão!).2 - A etapa seguinte é cobrir o modelo na cor base geral. Para tintas de cor base costumava usar acrílicos Tamiya mas tenho regressado à Humbrol ou esmaltes similares. A cor base é diluída para uma consistência ligeiramente aquosa por adição de terebentina (nada de diluente, e a terebentina não é a aguarrás vulgar, mas sim terebentina pura vendida em lojas de artigos de desenho). Adiciona-se uns 5% de branco à cor original para o efeito de escala. Isto é importante porque o modelo tende a parecer escuro se a tinta for for usada directamente da lata. A cor geral é aplicada com um pincel redondo normal tendo o cuidado de manter a camada fina e uniforme. A tinta a mais pode ser retirada com um pincel seco e removida num pano de pintura. O modelo é então outra vez cozido em 150ºC por 20 minutos para preparar e curar a pintura para a etapa seguinte. Se não, a aguada não funcionará corretamente.
3 - Depois de o modelo arrefecer, terá agora ligeiros destaques da camada branca de primário subjacente transparecendo através da cor base. Misture uma "aguada" com uns 90% de terebentina (diluente não) e 10% de preto mate ou castanho escuro mate. Isto depende da cor base - para verde-azeitona EUA, use uma aguada preta - para a areia do Afrika Korps alemão (mostarda), use uma aguada castanha, etc. A tinta usada para isto deve ser esmalte mate tal como HUMBROL (o mais melhor devido ao pigmento moído muito fino) . A etapa seguinte deve ser realizada com cuidado. Esta mistura é aplicada nas superfícies superiores do modelo com um pincel chato de ponta quadrada e deixada correr para baixo em todos os rebaixos do modelo. Não não volte a passar outra vez sobre as áreas que levaram a aguada ou a camada de base será danificada. Uma mistura de terebentina a 70% e de tinta a 30% é adicionada então às áreas das lagartas e rodas para puxar mais o contraste ao pormenor. Não use demasiada aguada, senão a terebentina a mais fica gomosa e brilhante, e estraga o modelo. Mais uma vez, a aguada a mais pode ser retirada com a ponta de um pincel seco e passado num pano de pintura. O modelo é então seco ao ar por um mínimo de 2 horas. Não leve ao forno porque você não quer curar a aguada - só fixá-la à superfície.
4 - Neste momento o modelo terá um aspecto ligeiramente sombreado com a aguada. A etapa seguinte é um bocado complicado mas torna-se fácil com a experiência. Pegue num pincel quadrado largo e num frasco de terebentina limpo. Humedeça o pincel na terebentina e remova tanto quanto puder com um pano de pintura. Isto é crítico - se o pincel estiver demasiado molhado, removerá toda a aguada. Dê uma passagem ligeira a toda a volta do modelo, tentando não retirar toda a aguada. O que acontecerá se se fizer correctamente é que a aguada será levantada das áreas lisas e empurrada para os cantos e nos rebaixos e a camada base será lavada das áreas elevadas de modo que você fica com um modelo agradàvel desgastado. Definitivamente necessita de um pouco de prática!
5 - É agora o momento de adicionar um toque de uma aguada de preto ou cor de ferrugem em todas as áreas que necessitarem um bocado mais de sombra (tais como grades, escotilhas, em torno das ferramentas, elementos de lagarta sobresselentes, etc.) Faça isto usando um pincel de ponte para tocar com a aguada no modelo - feito bem, a aguada será puxada pela acção capilar em torno do objeto. Use a aguada frugalmente - demasiado e as sombras ficam fora de escala.
6 - A etapa seguinte é destacar as áreas levantadas usando um pincel quadrado chato número 4 de marta (eu sei que são caros mas duram anos se corretamente tratados). Faça uma mistura da cor base com amarelo e branco na seguinte fórmula Base 60% + Amarelo 20% + Branco de 20%. Encha o pincel completamente e retire o máximo de tinta possível com um pano de algodão. Espremer a ponta entre os dedos com o pano e então pincelar o pano em um movimento de vai-vem retira a quantidade certa de tinta. O pincel é varrido então sobre o modelo levemente até o destaque se conseguido o efeito correcto. Tudo que você quer fazer é adicionar um ligeiro destaque final às áreas levantadas. Demasiadas pinceladas com uma cor mais clara de destaque tapam o seu trabalho anterior.
7 - Finalmente pinte todas as armas e ferramentas de preto mate e pinte as lagartas e/ou pneus. Para as lagartas há muitos métodos diferentes - castanho mate com uma aguada preta ligeira e um destaque de prata/preto é o método mais fácil mas depende do teatro e tipo de lagarta - elementos de borracha ou tudo em aço, etc. etc.... Os pneus - humbrol - preto com um toque de azul e aclarados a uma cor cinzenta escura. Eu guardo o destaque de prateado escuro (gunmetal) metal das ferramentas, das armas e das lagartas até depois da camada de verniz mate.
8 - Se você planear em ser bruto com o seu modelo (isto é, usar jogo de guerra) você deve proteger o revestimento de pintura. Isto é feito de uma de duas maneiras. Para um acabamento totalmente mate, use o verniz mate Humbrol ou similar aplicado a spray. Isto dará à pintura um revestimento mate muito exacto mas a pintura continuará a lascar com a manipulação. Não faça isto na sua sala de modelos... este material é mau para sua saúde!! Eu passo o spray nos meus modelos ao ar livre e deixo-nos curar um bocado antes de trazê-los para dentro. Mantenho sempre uma corrente de ar na minha oficina ao usar a terebentina, também. O segundo método é melhor se um acabamento totalmente mate não for importante. Um revestimento mais durável pode ser conseguido com o um Verniz Mate Acrílico. Dará ao modelo um aspecto não totalmente mate mas este pode ser corrigido um pouco com uma camada de verniz mate Humbrol. De volta ao forno...
O sistema funcionará bem com a maioria das cores. Use estas etapas e não tenha medo de experimentar.
*Acerca da cozedura no forno, eu (tradutor) uso um candeeiro articulado com campânula. Para cozer a tinta das figuras baixo a campânula sobre o modelo em cima de uma placa de contraplacado velha, com uma lista de telefones por baixo para proteger a mesa. Cuidado, que os modelos ficam quentes mesmo.
O artigo surge aqui por cortesia do autor do website Festerplatz Ritterkrieg. Recomendamos vivamente a visita.
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